Pneumonia é uma infecção que se instala e inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. Alguns sintomas da doença são: dor no peito, tosse seca, febre e dificuldade em respirar.
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Entre outras possíveis causas menos comuns, estão fungos e parasitas, e causas não infecciosas como alguns medicamentos e doenças autoimunes.
Diferente do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
A pneumonia atinge, todos os anos, 450 milhões de pessoas em todo o mundo (7% da população) e é a causa de 4 milhões de mortes anuais. Este é um número bem preocupante!
De modo geral a pneumonia, não é contagiosa e nem transmissível. Mesmo se alguém tossir na nossa frente, só é possível pegar a pneumonia caso os mecanismos de defesa do corpo falhem.
Existem diversos tipos de pneumonia. Entre eles estão:
Pneumonia Viral – É uma infecção que se instala nos pulmões causada por um vírus.Pode agredir a região dos alvéolos pulmonares onde terminam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias virais são provocadas pela instalação de um vírus no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.
Pneumonia Bacteriana – É a mais comum, obtida pela população geral. Algumas bactérias estão presentes em nosso nariz, boca, garganta, pele e sistema digestivo, podendo causar a pneumonia quando nossa imunidade cai.
Pneumonia Química – Diferente das mais conhecidas, não é causada por vírus ou bactérias, mas sim pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. Quando absorvidas, essas substâncias vão para os pulmões e inflamam a via aérea os alvéolos (estruturas que fazem o transporte do oxigênio para o sangue). Essa inflamação pulmonar facilita o aparecimento de bactérias, podendo evoluir para uma pneumonia bacteriana.
Pneumonia por Fungos – A pneumonia causada por fungos é o tipo mais difícil de se acontecer e a mais agressiva. É comum ver esse tipo de pneumonia em pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas, como pacientes soropositivos ou paciente oncológicos.