Talvez este seja o principal motivo para ir ao odontologista com frequência – por que ir poucas vezes ao dentista para tratar problemas se, indo em consultas regulares, é possível evitar que estes problemas cheguem até você? Os dentes, lábios, gengivas, bochechas e língua são muito vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos, que podem desencadear infecções causadoras de grandes desconfortos.
Todas as principais enfermidades do trato bucal podem ser evitadas através do acompanhamento preventivo, desde os problemas mais simples – como herpes, aftas e gengivites – até os mais graves, envolvendo extrações ou tratamentos de canal. Consultar o dentista hoje significa tranquilidade e saúde no amanhã.
2) Prevenir Outros Problemas de Saúde
Quem acha que o dentista é capaz de prevenir somente doenças do trato bucal está muito enganado. Você sabia que a saúde da boca reflete diretamente na qualidade da saúde do corpo todo?
Começando pela saúde cardíaca, existem bactérias do tártaro dental capazes de atacar o coração, provocando o quadro de endocardite bacteriana – uma séria infecção cardiológica causada pela proliferação de bactérias que habitam a boca e são nocivas ao organismo.
Outras grandes complicações podem estar relacionadas à mastigação. Problemas ao mastigar podem ser responsáveis por dores de ouvido agudas e até por quadros de sinusite, também podem comprometer os estágios iniciais da digestão, causando azias, refluxos e outros distúrbios gastrointestinais; podem, ainda, provocar o surgimento de bruxismo, artrite e disfunção de algumas articulações faciais.
3) Realizar Tratamentos de Longa Duração
Problemas mais sérios do que cáries, herpes ou tártaro não podem ser tratados em uma única consulta isolada. Consultas regulares ao odontologista são essenciais para acompanhamento do progresso de tratamentos de longa duração. Se você precisa fazer tratamento de canal, colocar implantes dentários, reparar dentes danificados, tratar quadros de sensibilidade dentária, corrigir anomalias de mastigação, realizar restaurações ou substituir antigas, colocar aparelhos ortodônticos ou clarear a dentição, precisa entender que todos estes procedimentos são um processo não imediato, que necessitam de acompanhamento profissional para que a segurança e a eficácia sejam garantidas.
4) Fazer Limpeza Profunda
Ainda que seus hábitos de higiene bucal diários sejam rígidos e bem executados, a escovação dentária caseira não atinge determinadas regiões mais profundas da boca com o mesmo vigor com que limpa os dentes da frente. Esta limitação dos equipamentos de higiene caseiros propicia o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e na gengiva, deixando o ambiente perfeito para infecções.
A ida regular ao dentista também tem função de limpar os dentes mais a fundo, com uso de escovas de maior alcance e flúor de uso profissional. Além da remoção completa da placa, também são feitas obturações em eventuais cáries encontradas e eliminação de manchas superficiais causadas nos dentes pelo consumo de alguns alimentos.
5) Incentivar as Crianças
Para crescer com dentes fortes e saudáveis, é essencial que a criança entenda desde cedo a importância da ida regular ao dentista. E nada é mais eficaz do que o exemplo dos pais para incentivar uma criança. Acompanhe seu filho nas consultas de rotina e o leve junto quando você for consultar. Estimule a criança a conversar com o dentista, a tirar dúvidas e a entender o que está sendo feito, para que o tradicional medo de dentista logo seja desmistificado. Escovem os dentes juntos, ensine à criança os movimentos corretos a se fazer com a escova e seja rígido(a) quanto à rotina de higiene bucal.
6) Cuidar da Autoestima
Aqui vale a máxima: o sorriso é o seu cartão de visitas. Dentes brancos, alinhados, hálito fresco e lábios com aspecto saudável funcionam como estimulantes de nossa autoestima – trazem aceitação de nossa autoimagem, fazendo com que nos sintamos felizes com nossa própria aparência. Esta fortalecida na autoconfiança traz reflexos nítidos para as relações interpessoais –passamos a nos comunicar com mais clareza e a interagir com mais desenvoltura, pois a insegurança que antes nos reprimia vai embora. Pessoas que gostam de si mesmas e se orgulham do próprio aspecto ao se olhar no espelho sentem-se menos coagidas diante de desafios e são mais felizes em todos os aspectos da vida.